RSS

Creme de chocolate e avelãs

Já estão mesmo a ver o que é este creme de chocolate e avelãs - a famosa Nutella mas numa versão caseira. Podemos dizer que a Nutella é coisa de miúdos mas acho que não há ninguém que resista a tirar uma colher só para provar claro!


Esta receita é bem menos doce que a original e em compensação tem um sabor muito mais forte a chocolate e avelãs torradas. É muito simples de fazer e rende bastante. O mais trabalhoso no meio disto tudo acho que é mesmo torrar as avelãs para lhes tirar a pele de seguida. Não se preocupem se não conseguirem tirar a pele na totalidade - como é tudo triturado nem se nota.


Das inúmeras receitas que existe deste creme de chocolate e avelãs, umas muito gulosas, outras totalmente veganas, optei por fazer esta que resultou na perfeição, dando um maravilhoso presente para oferecerem aos vossos familiares e amigos neste Natal. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
300 gr de avelãs cruas;
50 gr de açúcar;
110 gr de manteiga;
1/2 c. (chá) de sal;
450 gr de chocolate negro (usei com 46% de cacau);
1 chávena de natas.

Modo de preparação:
Comece por tostar as avelãs numa frigideira, virando-as sempre para não queimarem. Deixe-as arrefecer um pouco e esfregue-as com a ajuda de um pano de cozinha para que a pele se solte. Coloque as avelãs tostadas e o açúcar no processador de cozinha e triture tudo até obter uma espécie de manteiga. Entretanto derreta o chocolate em banho maria. Assim que estiver totalmente derretido adicione a manteiga, as natas e o sal. Adicione o chocolate à pasta de avelãs e misture bem. Coloque em frascos previamente esterilizados e guarde no frigorífico.

Nota: para esterilizar os frascos coloque-os num tacho com água e deixe-os ferver cerca de 20 minutos. Deixe-os secar à temperatura ambiente.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: rende cerca de 900 gr;
tempo de preparação: 30min;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: avelãs e chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

cozinha100segredos disse...

É daquelas coisas que me apetece comer de colher! beijinhos

Enviar um comentário